BE quer explicações sobre poluição no Rio Douro

View previous topic View next topic Go down

BE quer explicações sobre poluição no Rio Douro

Post by joaninha on Tue Nov 02, 2010 10:19 pm

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou esta terça-feira o Ministério do Ambiente (MA) sobre a «forte poluição» do Rio Douro, devido ao alegado mau funcionamento de oito estações de tratamento de águas residuais (ETAR), escreve a Lusa.
«Como justifica o ministério que o estuário do Douro continue com um nível de poluição elevado, em parte devido aos esgotos e má qualidade do efluente tratado?», questiona o BE, num requerimento enviado através da Assembleia da República.

O BE refere que um dos autores do Plano de Ordenamento do Estuário (POE) do Douro denuncia a existência de «quase 50 linhas de água que despejam esgotos no estuário do rio Douro», apontando como principal causa da poluição o «mau funcionamento e baixo grau de exigência ambiental das oito ETAR que aí lançam os seus efluentes».

De acordo com dados recentes (Julho de 2010) do Laboratório de Hidrobiologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, «o nível de contaminação do estuário do Douro é 200 a 500 vezes superior ao que permitiria atribuir qualidade balnear às águas», salienta o BE.

O partido pergunta que medidas o MA vai tomar para resolver os problemas de funcionamento daquelas ETAR e aumentar os seus graus de exigência ambiental.

avatar
joaninha

Messages : 2856
Points : 2665
Reputação : 22
Localização : Lisboa

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum