«As pessoas que expulsais não cometeram crimes»

View previous topic View next topic Go down

«As pessoas que expulsais não cometeram crimes»

Post by ritandrade on Sun Sep 19, 2010 2:44 pm

Doze organizações de ciganos búlgaros protestaram «contra a política de discriminação do Governo» francês «contra os ciganos da Bulgária e da Roménia», numa carta ao presidente Nicolas Sarkozy, entregue na embaixada da França em Sófia, avança a agência Lusa.

«As pessoas que expulsais não cometeram crimes. Se assim fosse, elas seriam detidas e acusadas. (...) Estas pessoas são expulsas devido à pobreza», escreveram os membros destas organizações.

«A Europa está connosco», gritaram os cerca de 150 manifestantes que se reuniram pela primeira vez diante da embaixada francesa na capital búlgara, desde que aumentaram as expulsões de ciganos pela França, no início de Agosto.

Já União Romani de Espanha, que agrupa as associações ciganas deste país, anunciou que pretende apresentar queixa contra a França, devido às expulsões de ciganos, no tribunal de Justiça da União Europeia, esperando «uma sentença exemplar».

«Exprimimos a nossa tristeza e a nossa decepção porque os dirigentes europeus na cimeira [da União Europeia, na quinta feira], não tiveram a coragem necessária para pôr o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, no seu lugar», escreve a União Romani num comunicado.

A circular do Ministério do Interior francês destinada à evacuação dos campos de ciganos é «uma medida racista, inconstitucional, anti-europeia, desumana e com clara conotação nazi», considera a União.

TVI24
avatar
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum