Eleições no Afeganistão marcadas por sismo e ataques terroristas

View previous topic View next topic Go down

Eleições no Afeganistão marcadas por sismo e ataques terroristas

Post by ritandrade on Sun Sep 19, 2010 2:42 pm

Afeganistão: candidato às eleições foi raptadoDois afegãos mortos em protesto por causa do CorãoNATO vai ficar no Afeganistão «o tempo que for necessário»Contigente de 175 militares prestes a partir para AfeganistãoPastor «não deveria nem pensar» em queimar Corão, avisa Karzai.


A missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) mostrou-se «preocupada» com a insegurança nas eleições legislativas deste sábado no país, onde já se registaram vários ataques e explosões na sequência do apelo ao boicote pelos rebeldes.

Duas pessoas morreram quando foram atingidas por um míssil lançado contra uma casa na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, declarou o porta-voz da polícia, citado pelas agências internacionais.

«Dois mísseis foram lançados a partir de uma localização desconhecida e caíram numa casa no distrito de Nazyan. Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida», declarou o porta-voz, Abdul Ghafor.

Para o chefe da missão das Nações Unidas, Staffan de Mistura, a insegurança e as fraudes eleitorais são os principais pontos de «preocupação» da comunidade internacional que acompanha o acto eleitoral.

Os talibãs ameaçaram lançar ataques tendo como alvos principais as forças de segurança e os organizadores das eleições.

O presidente Hamid Karzai votou logo pela manhã numa escola do centro de Cabul cerca de uma hora depois da abertura das urnas para as eleições legislativas afegãs, constatou a agência «France Presse» no local.

Mais de 10,5 milhões de eleitores vão eleger os 249 deputados da Assembleia Nacional e, pelo menos, 68 lugares estão reservados às mulheres.

Sismo de 6,3 abala o país

Entretanto também um sismo de 6,3 graus na escala de Richter abalou na noite de sexta-feira a região norte do Afeganistão sem, contudo, terem sido registados grandes danos materiais ou feridos, avança a agência «Associated Press».

O sismo foi também sentido em Cabul, capital do Afeganistão, por cerca de 15 segundos.

O centro geológico americano registou o sismo às 23:51 (19:21GMT) a cerca de 199,7 quilómetros debaixo do solo.

TVI24
avatar
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum