Lou Reed e John Malkovich vêm ao Estoril Film Festival 2010

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Música

View previous topic View next topic Go down

Lou Reed e John Malkovich vêm ao Estoril Film Festival 2010

Post by ritandrade on Sun Sep 19, 2010 11:18 am

Lou Reed e John Malkovich são duas das presenças confirmadas no Estoril Film Festival 2010, que vai decorrer entre os dias 5 e 14 de Novembro, cuja conferência de imprensa de apresentação foi esta sexta-feira, em Cascais.

A abertura do festival será feita com a exposição de fotografia «Romanticism» de Lou Reed e o músico nova-iorquino estará presente na exibição do documentário «Red Shirley».

John Malkovich virá mostrar a sua faceta de estilista e haverá uma passagem de modelos das suas peças que a organização pretende que seja feita por actores portugueses; assim como serão exibidas as curtas-metragens que o actor norte-americano fez sobre o trabalho de Bella Freud, membro do júri.

As retrospectivas da edição deste ano contemplam as obras completas de Katheryn Bigelow e de Elia Suleiman estando a presença do realizador palestino também confirmada.

Os homenageados deste ano serão cinco: Roman Polanski, Vincent Gallo, Chris Marker, Marisa Paredes e Koji Wakamatsu - sendo que estes dois últimos estarão presentes no festival. A presença de Vincent Gallo ainda está por confirmar sendo que a concretizar-se poderá incluir um concerto.

O músico Giya Kancheli também será homenageado em concerto e Sophie Auster também estará no EFF`10 para actuar como cantora. Kancheli dará uma das masterclasses previstas, assim como o juiz espanhol Baltasar Garzón será outras das personalidades presentes para falar da Justiça e dos abusos de poder no mundo (com «A Autobiografia de Nicolae Ceausescu» como ponto de partida, filme que está em competição, de Andrei Ujica, cuja integral da obra vai ser apresentada).

As outras masterclasses e encontros com o público já previstos estarão a cargo de Otar Iosseliani, Elia Suleiman, Stephen Frears (num regresso ao festival), Anton Corbijn, John Malkovich e Mathieu Amalric (outro regressado que vai ter «Tournèe» exibido fora de competição).

Corbijn terá também um filme fora de competição, «The American», assim como terá as suas fotografias expostas. Neste plano das exposições, o leque fica completo com Alberto Gacia-Alix a apresentar algumas fotografias e o filme que fez para esta exposição: «De Donde No Se Vuelve».

Entre os filmes fora de competição destacam-se também «Chantrapas», de Otar Iosseliani, «Machete», de Robert Rodriguez, e «Road to «Nowhere», de Monte Hellman, ou «Copie Conforme», de Abbas Kiarostami, e «Another Year», de Mike Leigh, mas estes dois últimos ainda não estão confirmados.

Os filmes em competição ainda estão a ser definidos, mas entre os que já foram escolhidos (como o de Ujica) está o português «A Espada e a Rosa», de João Nicolau.

O júri do EFF`10 é composto pela compositora Laurie Anderson, pelo pianista Piotr Anderszewski (que dará um concerto), pelo chefe de cozinha Juan Mari Arzak, pelo musico português Adolfo Luxúria Canibal, pela designer de moda Bella Freud e pala actriz Valeria Golino.

Estão ainda em destaque as obras de Lawrence Weiner e Douglas Gordon, assim como a evocação dos já desaparecidos Ruy Duarte de Carvalho e Werner Schrötter. O filme «Mistérios de Lisboa, de Raúl Ruiz (que estreia em Outubro) será apresentado na versão para televisão (com seis horas de duração).

A edição deste ano do Estoril Film Festival será alargada a novos espaços. A Casa das Histórias Paula Rêgo, o Centro Cultural de Cascais, o Auditório da Boa Nova, a Casa de Santa Maria e o Museu Condes de Castro Guimarães juntam-se aos já habituais Centro de Congressos do Estoril e Casino Estoril.

Os bilhetes para o festival custarão 4 euros para o público em geral, 2 euros para estudantes e 1 euro para estudantes de cinema e profissionais do sector.

A conferência de imprensa desta sexta-feira foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, e pelo director do festival, Paulo Branco, tendo estado também presentes Duarte Nobre Guedes, presidente do Turismo do Estoril, e Mário Assis Ferreira, presidente da Estoril Sol.

IOL
avatar
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Música

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum