Britânicos confirmam falsidade de documento que punha em causa Cândida Almeida

View previous topic View next topic Go down

Britânicos confirmam falsidade de documento que punha em causa Cândida Almeida

Post by joaninha on Fri Sep 10, 2010 5:27 pm

Responsáveis do Serious Fraud Office (SFO) confirmaram a falsidade de um documento cujofac-símile foi reproduzido pelo Diário de Notícias, no passado dia 8 de Agosto, ilustrando uma notícia assinada por Duarte Levy, colaborador daquele matutino, em que era posta em xeque a postura de Cândida Almeida, coordenadora do DCIAP, nas investigações do caso Freeport.





O documento agora qualificado como falso pelo organismo que em Inglaterra investigou o investimento do Freeport em Portugal aludia logo no primeiro parágrafo a reservas e desconfianças face a Cândida Almeida por parte dos procuradores responsáveis pela investigação, Paes Faria e Vítor Magalhães. E também afirmava que a coordenadora do DCIAP estaria convicta de que José Sócrates não teria recebido luvas para autorizar a instalação do outlet numa zona de protecção especial do estuário do Tejo.

Segundo o DN, o documento por ele atribuído ao SFO teria sido redigido na sequência de uma reunião que contou com a presença de um representante do SFO, de Cândida Almeida e dos dois procuradores titulares do inquérito, além de dois directores nacionais adjuntos da PJ, o juiz Moreira da Silva e o procurador Pedro do Carmo. O encontro realizou-se em Fevereiro de 2009, na sede do Eurojust, o organismo presidido por José Luís Lopes da Mota, magistrado que foi sancionado pelo Conselho Superior do Ministério Público por alegadas pressões junto de Paes Faria e Vítor Magalhães.

O documento agora considerado falso pelo SFO foi reproduzido parcialmente pelo DN, alguns dias após o despacho final do inquérito que arquivou as suspeitas sobre cinco arguidos e acusou de extorsão na forma tentada Manuel Pedro e Charles Smith, sócios de uma empresa que agiu em representação dos investidores ingleses. Na sequência da publicação do documento atribuído ao SFO, a coordenadora e os dois procuradores do DCIAP enviaram ao DN um desmentido formal da existência de eventuais divergências - posição que seria reiterada numa outra tomada de posição endereçada àquele matutino.

O PÚBLICO contactou, após a difusão do documento atribuído ao SFO, as relações públicas deste organismo, procurando apurar se era autêntico e, se o fosse, quem o tinha elaborado. Até ontem, o nosso jornal não recebeu qualquer resposta oficial e a falsificação da "nota" foi ontem noticiada pelo Correio da Manhã. Segundo o CM, "o SFO realizou uma investigação interna à autenticidade do documento e confirmou a Cândida Almeida e aos dois procuradores portugueses tratar-se de um documento falso".

Contactado pelo CM, o procurador do DCIAP Vítor Magalhães confirmou a recepção de um ofício do SFO em que é sublinhada a falsificação do documento. O PÚBLICO tentou ontem à tarde obter um comentário oficial da Procuradoria-Geral da República, o que não aconteceu até à hora do fecho desta edição.

Tudo se conjuga, no entanto, para que o Ministério Público procure apurar a origem do documento apresentado como fidedigno por Duarte Levy aos responsáveis editoriais do DN.

O esclarecimento dos meandros da origem e uso deste documento falso deve revestir-se de alguma polémica, uma vez que Levy poderá recusar esclarecimentos e remeter-se ao silêncio, invocando o segredo profissional e a protecção da identidade das suas fontes.

Persiste ainda a dúvida sobre quem o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, irá encarregar das investigações, não sendo de excluir que remeta o expediente para o procurador-geral adjunto Domingos Sá, que está a proceder a uma investigação aos procedimentos de magistrados e investigadores do inquérito do Freeport.

Publico
avatar
joaninha

Messages : 2856
Points : 2665
Reputação : 22
Localização : Lisboa

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum