Escolas que câmaras mantêm abertas ficam sem professores

View previous topic View next topic Go down

Escolas que câmaras mantêm abertas ficam sem professores

Post by joaninha on Wed Sep 08, 2010 2:45 pm

Braço-de-ferro entre ME e autarcas continua. Governo diz que o que já estava programado é para cumprir

Os municípios já garantiram que 29 das escolas do ensino básico que o Governo quer fechar vão manter-se abertas no ano lectivo que arranca hoje. O Ministério da Educação (ME) diz que são só dez os casos em que não houve acordo com os autarcas. Nenhum dos lados do braço de ferro divulga a lista dessas escolas, mas uma coisa é certa: aí não haverá professores.

Ontem, a ministra da Educação avisou os pais que devem deixar os filhos nos centros escolares para onde foi programada a sua transferência. Porque é aí que estão reunidas as condições para iniciar o ano. Mesmo que as autarquias tenham contestado o fecho e mantenham agora a posição de força.

"O que estava anunciado e publicado vai manter-se, portanto as escolas que estava previsto que não viessem a continuar a prestar serviço, não vão abrir e as crianças irão para novos centros escolares com muito melhores condições", disse Isabel Alçada. O Governo mantém a decisão e os docentes estarão colocados nos centros educativos e não nas escolas que as câmaras insistem em manter.

Noutras 20 escolas - inicialmente incluídas na lista das 701 a encerrar mas onde, entretanto, foi possível o acordo - a tutela já garantiu a colocação de docentes.

Segundo dados da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) divulgados ao DN na segunda-feira são, pelo menos, 29 as escolas onde há discordância sobre o encerramento. Mas ontem, após uma reunião para tratar deste assunto, o presidente da ANMP não quis falar em números.

"O levantamento desses casos ainda está a decorrer. Mesmo que houvesse um número nunca o divulgaria", disse Fernando Ruas ao DN, remetendo a apresentação desses "casos concretos" para a reunião urgente que terá com o ME. "A ministra pode refutar mas para nós basta haver uma escola onde não tenha havido acordo para que o protocolo assinado não tenha sido cumprido", disse. Sobre o pagamento do transporte dos alunos deslocados, a ANMP também diz haver casos por resolver, dando a entender que houve compromissos que o ME não cumpriu.

Numa nota divulgada ontem, o ME diz que "são apenas 10 escolas, distribuídas por 5 concelhos, em que o consenso não foi alcançado". Estas têm "menos de 10 aluno. Para todas elas, as escolas de acolhimento têm melhores condições". Ou seja, "as razões invocadas pelos autarcas não cumprem o estipulado no protocolo".

saponoticias
joaninha

Reputação : 22

View user profile

Back to top Go down

Re: Escolas que câmaras mantêm abertas ficam sem professores

Post by ritandrade on Wed Sep 08, 2010 2:58 pm

Eu acho que assim vai aumentar o desemprego. Pois as escolas fecham, e os alunos juntam-se noutra escola, e já não são precisos tantos professores. É uma treta.
ritandrade

Reputação : 220

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics