Angola: bebés siameses vão ser separados em Portugal

View previous topic View next topic Go down

Angola: bebés siameses vão ser separados em Portugal

Post by ritandrade on Tue Sep 07, 2010 11:39 am



Dois bebés angolanos siameses, ligados pela zona do tórax e abdómen e internados no Hospital Pediátrico de Luanda, vão ser transferidos para Portugal para serem separados, noticiou a Rádio Nacional de Angola, citada pela agência Lusa.

Os bebés nasceram a 15 de Agosto na província angolana do Kwanza Sul e foram transferidos para Luanda, na semana passada. As crianças têm o crânio, os membros inferiores e superiores e os órgãos genitais separados.

Os exames realizados em Luanda dão conta que os bebés têm corações independentes e em bom estado de saúde.

Segundo o chefe dos serviços de cuidados intensivos do Hospital Pediátrico, Francisco Domingos, por compartilharem alguns órgãos, os bebés devem ser transferidos para o estrangeiro para a realização de uma intervenção cirúrgica.

«A dúvida é se compartilham o mesmo fígado ou se são dois fígados independentes que estão unidos, há esta dúvida, mas contudo os bebés siameses têm alguns órgãos unidos», disse Francisco Domingos.

De acordo com o responsável, após esta conclusão médica, está a ser elaborado com urgência um relatório para a junta nacional de saúde pública, a estrutura vocacionada para o procedimento de transferência para o exterior do país.

Os contactos estão a ser feitos com o Hospital Pediátrico D. Estefânia, em Lisboa.

O recurso ao estrangeiro deve-se à complexidade do caso, já que em Angola não existem especialistas para determinadas cirurgias.

Em 2007, foi realizada com sucesso em Angola uma intervenção cirúrgica para a separação de bebés siameses, do sexo feminino, tendo uma delas sobrevivido e a outra falecido 19 dias após a operação, devido a problemas cardíacos, que apresentava desde o nascimento.

TVI24
avatar
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum