Chamas terão consumido mais de metade da Mata do Cabril

Go down

Chamas terão consumido mais de metade da Mata do Cabril

Post by ritandrade on Wed Aug 18, 2010 1:03 pm

Os incêndios dos últimos dias já terão destruído "mais de metade" da Mata do Cabril, uma das três reservas integrais do Parque Nacional da Peneda-Gerês, admite o director desta área natural.

"Ainda não temos a verdadeira noção da área ardida, porque neste momento o que nos preocupa é combater o incêndio, mas é provável que mais de metade da mata já tenha ardido", disse, à Agência Lusa, Lagido Domingos.

Segundo o director do PNPG, o incêndio lavra desde sexta-feira e continua por extinguir, "porque o combate às chamas naquela zona é muito complicado".

"Têm andado lá os sapadores florestais os GIPS (grupos de intervenção, protecção e socorro) da GNR, apoiados por meios aéreos, mas infelizmente o resultado não tem sido grande coisa. É preciso que se perceba que não é nada fácil combater o fogo naquele vale encaixado", reconheceu.

"O que me dizem, da Autoridade Nacional de Protecção Civil, é que o combate tem de ser feito por pessoal muito especializado e que conheça muito bem a zona", acrescentou.

A Mata do Cabril é constituída principalmente por um carvalhal, embora também existam azevinhais na zona da cabeceira e uma galeria ripícola junto ao rio.

"Muitas destas espécies têm uma idade muito avançada e algumas acabaram por se perder com este incêndio", disse ainda Lagido Domingos.

O dirigente da Quercus João Branco disse hoje, à Lusa, que já ardeu "mais de metade" da Mata do Cabril e criticou a alegada "fraca mobilização" de meios para o combate às chamas.

"Hoje, por exemplo, só lá está o pessoal do PNGP, sem a ajuda de qualquer bombeiro. Isto é inadmissível, quando está em causa uma mata que, pela sua riqueza, goza do mais alto estatuto de protecção", referiu João Branco.

Lagido Domingos explicou que foi apenas uma situação pontualíssima, porque o pessoal que tem estado no combate às chamas "estava extenuado", mas garantiu que estão a caminho para o local uma equipa de sapadores e um grupo de bombeiros.

"O problema é que aquele é um local muito difícil", rematou, mostrando-se esperançado que o aumento da humidade e a descida da temperatura possam ser decisivos para a extinção das chamas.

jn
avatar
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

View user profile

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum