Ashtiani torturada para confessar assassinato na televisão

View previous topic View next topic Go down

Ashtiani torturada para confessar assassinato na televisão

Post by Λιλιανα on Fri Aug 13, 2010 8:50 pm

Advogado de iraniana condenada à morte por lapidação diz que execução pode vir a qualquer momento.

Sakineh Mohammedie Ashtiani.

A televisão pública iraniana transmitiu na quarta-feira o que diz ser uma confissão de Sakineh Mohammadi Ashtiani. Porém, na entrevista, a voz de Ashtiani foi dobrada por outra mulher, com a justificação de que o seu forte sotaque azeri seria difícil de compreender por alguns iranianos.

Na gravação, Sakineh Ashtiani admite ter sido cúmplice no assassinato do marido e ter mantido uma relação extraconjugal com o primo daquele. Ashtiani reconhece ainda saber da intenção do amante de matar o seu marido, mas diz ter pensado ser uma brincadeira - até ao dia em que "ele trouxe aparelhos eléctricos, cabos e luvas" e assassinou o marido da iraniana por electrocussão.

Na entrevista emitida pela televisão iraniana, ouvem-se ainda criticas a Mohammad Mostafaei - advogado que se encontra exilado na Noruega - por ter tornado o caso público, e Ashtiani afirmará mesmo que não o conhecia. "Perguntei-lhe como se atrevia a usar o meu nome, a mentir no meu nome, a dizer coisas sobre mim que não são verdade", diz. Mostafaei tem uma versão diferente: "Conheci-a no ano passado na prisão de Tabriz. Sou seu conselheiro legal e o meu objectivo é ajudá-la a sobreviver."

Em declarações ao "The Guardian", o outro advogado de defesa, Houtan Kian, explica a divergência de versões: Ashtiani terá sido espancada e torturada durante dois dias, antes da entrevista. "Ela foi obrigada a dizer aquelas coisas na televisão, 100% obrigada." E uma das provas, acrescenta, é o facto de acusar os media ocidentais de se meterem na sua vida. Kian teme mesmo que as autoridades acelerem a execução de Ashtiani pela admissão de cumplicidade no homicídio do marido.

A Amnistia Internacional (AI) já condenou publicamente a suposta confissão. Drewery Dyke, da equipa da AI no Irão, afirma mesmo que o caso dá uma imagem "de paródia" do sistema judicial iraniano.

Fonte: i online

Λιλιανα

Reputação : 48

View user profile

Back to top Go down

Re: Ashtiani torturada para confessar assassinato na televisão

Post by ritandrade on Fri Aug 13, 2010 8:52 pm

Credo.
ritandrade

Reputação : 220

View user profile

Back to top Go down