Desmantelada rede de transplantes de órgãos humanos na Ucrânia

Go down

Desmantelada rede de transplantes de órgãos humanos na Ucrânia

Post by ritandrade on Fri Aug 06, 2010 7:12 pm

O ministério do Interior ucraniano anunciou hoje, quinta-feira, o desmantelamento de uma rede internacional que praticava transplantes ilegais de órgãos humanos em clínicas privadas do Azerbaijão, Ucrânia e Equador.

A rede, dirigida por um cidadão israelita e integrada por 11 ucranianos, extraiu ilegalmente órgãos a 50 pessoas durante três anos, informou Iuri Kucher, chefe do departamento de luta contra os delitos informáticos e o tratamento de pessoas.

O grupo "recrutava cidadãos da Ucrânia, Rússia, Moldávia, Bielorrússia e Uzbequistão e enviava-os para o Azerbaijão e Equador onde lhes extraíam os órgãos, que depois eram transplantados em pessoas ricas em Israel, países europeus e asiáticos", indicou.

Sete ucranianos eram responsáveis pela escolha dos doadores "e através da Internet propunham a pessoas pobres para venderem um rim por 10 mil dólares (cerca de 7600 euros)", dando preferência a mulheres saudáveis entre os 18 e os 25 anos.

A rede incluía quatro prestigiados cirurgiões ucranianos do Instituto Nacional de Transplantes Shalimov de Kiev, que recebiam 10% por cada operação, que aos seus clientes custava entre os 100 mil e os 200 mil dólares.

"Os membros do grupo detidos em Kiev arrecadaram um total de 40 milhões de dólares", indicou o funcionário, citado pela agência russa RIA-Novosti.

Kucher precisou que a maioria das operações eram realizadas em clínicas privadas azeris, outras no Instituto Shalimov de Kiev, e pelo menos duas em território do Equador.

jn
avatar
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

View user profile

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum