Novas regras das prestações sociais vão afetar sobretudo as mulheres

View previous topic View next topic Go down

Novas regras das prestações sociais vão afetar sobretudo as mulheres

Post by Λιλιανα on Sat Jul 31, 2010 10:55 am

O Movimento Democrático das Mulheres, que se autointitula o mais antigo movimento feminista em Portugal, considera que as alterações às regras das prestações sociais, que entram em vigor segunda feira, vão afetar sobretudo as mulheres.

O MDM sublinha que as novas regras incluem "a revogação dos apoios às mulheres grávidas no âmbito do rendimento social de inserção" e a "alteração do conceito de agregado familiar e da fórmula de cálculo das condições de acesso às prestações, que vai excluir do acesso e diminuir o montante das prestações que são auferidas exclusivamente ou sobretudo por mulheres".

Entre estes apoios que terminam contam-se "o subsídio social de parentalidade e do abono de família pré-natal", o "subsídio social de desemprego (em junho, mais de 57 por cento dos beneficiários eram mulheres) e "a pensão de sobrevivência (em junho mais de 81 por cento dos beneficiários eram mulheres).

"Na semana em que se anunciaram publicamente os lucros extraordinários de grandes empresas (EDP teve o seu melhor semestre de sempre) e da banca (BPI, BES e BCP mostram aumentos de lucros), o Governo insiste em traçar um caminho para sair da crise à custa de quem menos tem, atingindo, assim, mais brutalmente as mulheres", considera o MDM.

Por isso mesmo, o movimento apelou "a todas as mulheres que se organizem e se juntem na reivindicação contra estes cortes sociais e que apelem aos órgãos de poder, nomeadamente ao Governo, que crie medidas de maior protecção social e de verdadeira igualdade".

Fonte: i online

Λιλιανα

Messages : 5754
Points : 1937
Reputação : 48
Localização : Biana do Castelo

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum