Calor: temperaturas vão ultrapassar os 40 graus

View previous topic View next topic Go down

Calor: temperaturas vão ultrapassar os 40 graus

Post by ritandrade on Mon Jul 05, 2010 1:25 pm

Os termómetros deverão atingir esta segunda-feira os 42 graus Celsius em Santarém, que está sob aviso laranja do Instituto de Meteorologia (IM), à semelhança de Braga, Lisboa e Setúbal, devido à persistência de temperaturas máximas elevadas, escreve a Lusa.

Para o distrito de Braga, o IM prevê uma temperatura máxima de 38º, com o de Lisboa a atingir os 39º e o de Setúbal os 40º.

Évora e Beja também deverão registar uma máxima de 40º.

Segundo o IM, o aviso laranja - o segundo mais grave numa escala de quatro - é válido para Braga, Santarém, Lisboa e Setúbal entre as 18:00 de domingo e as 20:00 de hoje.

O resto do território português está sob aviso amarelo, à excepção dos distritos de Viana do Castelo e das regiões dos Açores e da Madeira, sem qualquer aviso.

A Direcção-Geral de Saúde tem em alerta amarelo seis distritos, onde o calor se faz sentir há vários dias.

A DGS tem sob aviso amarelo os distritos de Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Évora, Beja e Faro, para onde se preveem temperaturas máximas de, respetivamente, 35º, 37º, 39º, 40º, 40º e 29º.

A DGS salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.

Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e de sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.

Em termos gerais, o IM prevê para hoje tempo quente com céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado.

O IM alerta ainda para os riscos de exposição à radiação ultravioleta do sol, que pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário.

Em risco muito alto, o quarto numa escala de cinco níveis crescentes de gravidade, estão, segundo o IM, as regiões de Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo, Santa Cruz e Ponta Delgada.

TVI24 / EstravaGanza
avatar
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

View user profile

Back to top Go down

Re: Calor: temperaturas vão ultrapassar os 40 graus

Post by eduardo c . on Mon Jul 05, 2010 5:42 pm

Hoje na praia só se estava brm dentro de àgua . :\
avatar
eduardo c .

Messages : 1362
Points : 388
Reputação : 15
Localização : Porto

View user profile

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum