Nova descoberta pode evitar regresso de cancro da mama !

 :: Notícias

Go down

Nova descoberta pode evitar regresso de cancro da mama !

Post by ritandrade on Sun May 16, 2010 10:25 am

Uma equipa do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) descobriu o mecanismo que permite às células reagir ao tratamento contra o cancro da mama, abrindo uma nova oportunidade para o combate à reincidência.

A investigação, liderada pelo açoriano André Albergaria, baseou-se em análises a doentes do Hospital de Ponta Delgada, foi publicada na última edição da revista "Human Molecular Genetics".

Em causa, está o facto de cerca de 25% das mulheres com tumores da mama dependentes de estrogénio apresentarem reincidência da doença depois de cinco anos de tratamento com terapia endócrina.

O tratamento inicial permite reduzir o tumor, o que possibilita a sua extracção ao fim de cerca de um ano, prosseguindo depois para evitar a reincidência, mas, em alguns casos, ele acaba por reincidir ao fim de alguns anos.

"Já não se trata do tumor primário, que foi extraído por cirurgia, mas um que aparece noutro local do corpo", salientou André Albergaria, em declarações à Lusa, frisando que foram estes casos de reincidência que originaram a investigação.

Tumor adapta-se e resiste

Os investigadores estavam intrigados com o que "leva as células do tumor, ao fim de cinco anos de tratamento, a começar outra vez a invadir o corpo e a criar metástases". "A célula adapta-se ao tratamento, resiste à droga e cria novas vias de sobrevivência. O que nós descobrimos foi esse mecanismo de adaptação, essa capacidade de a célula reagir ao tratamento", afirmou.

A investigação, que incidiu em cerca de 200 casos, permitiu identificar o fármaco antiestrogénico que pode desencadear o mecanismo que activa o gene denominado 'P-Caderina', que faz com que a célula se torne mais invasiva. André Albergaria frisou, no entanto, que não estão em causa as terapias, que "são eficazes", salientando que "o fármaco em causa faz activar genes muito importantes para combater o cancro".

Nesse sentido, os investigadores pretendem agora identificar os efeitos secundários para conseguir controlar a doença. "Não podemos evitar que os genes sejam activados, mas podemos actuar sobre eles", afirmou. Por essa razão, o próximo passo da investigação visa determinar "se a reincidência apenas depende deste gene e se, bloqueando este gene, a doença pode ser novamente controlada". "Podemos abrir uma janela para uma nova fórmula de tratamento de doentes com terapia endócrina", disse o investigador.

Fonte: Jornal de Notícias

Flávyy *
avatar
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

View user profile

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 :: Notícias

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum